Express Entry: saiba como migrar para o Canadá – Joshua Express Entry: saiba como migrar para o Canadá –
Blog

Express Entry: saiba como migrar para o Canadá

2 min

Atualmente, cerca de 1 milhão de latino-americanos vivem no Canadá, a maioria deles do Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Mas para conseguir a residência permanente no país existe uma avaliação chamada Express Entry, que funciona através de um sistema de pontos.

O Express Entry é uma plataforma online do governo canadense, que seleciona candidatos qualificados, onde serão avaliados em diferentes critérios e acumulam pontos. Após essa avaliação, o governo canadense realiza um sorteio para decidir quem receberá um convite para solicitar residência permanente (PR). Neste sorteio, são selecionados os inscritos com melhor pontuação entre as candidaturas recebidas.

Como se inscrever no Express Entry

A boa notícia, é que os sorteios do Express Entry foram retomados desde julho de 2022. Mas para se qualificar é preciso planejamento e vários documentos. Confira o checklist:

  1. Verificar se você é elegível. Preencha o questionário de elegibilidade na plataforma do Express Entry.
  2. O segundo passo, se você ainda não fez um exame de proficiência de inglês ou francês, é agendar o quanto antes. Lembrando que é obrigatório apresentar um comprovante do exame de proficiência.
  3. Preparar a documentação para o processo de solicitação do Express Entry. Todos os documentos devem ser traduzidos por profissionais juramentados.

Documentação que necessita de Tradução Juramentada

Tenha os seguintes documentos em mãos ao solicitar a Tradução Juramentada:

  • Comprovação de Proficiência no Idioma;
  • ECA – Education Credential Assessment para comprovação do Nível de Escolaridade;
  • Cartas de Referências dos Empregadores nos últimos 10 anos;
  • Certidão de casamento ou divórcio;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovação Financeira;
  • Antecedentes Criminais, para maiores de 18 anos;
  • E apresentar o seu passaporte.

 

Agora, basta criar um perfil na plataforma do Express Entry e se candidatar para concorrer em um dos sorteios. Caso seja sorteado, você terá 60 dias para se inscrever. Todos os documentos devem estar devidamente traduzidos para os idiomas oficiais canadenses, de forma juramentada. Este serviço que garante a autenticidade da documentação original que será examinada pelos órgãos competentes no Canadá.

Se você está pensando em migrar para o Canadá, entre em contato com a Gold Languages. Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário e segue nossas redes sociais para mais curiosidades sobre o Canadá e outros destinos!