Benefícios da Cidadania Italiana – Joshua Benefícios da Cidadania Italiana –
Sem Categoria

Benefícios da Cidadania Italiana

4 min

A Itália e seu passaporte são muito interessantes para quem tem planos de estudos ou trabalho fora do Brasil. Mas mais do que isso, o fácil acesso e trâmite para esse acesso faz com que a Cidadania Italiana seja um investimento tanto para um futuro imediato, quanto para toda a família.

Isso significa que ao emitir a sua cidadania italiana, quando tiver filhos e descendentes, a cidadania é garantida pelo direito de sangue, ius sanguinis, de acordo com seus familiares. Para o reconhecimento da cidadania também se dá por esse direito, assim não há limite de geração, podendo ser transmitida a cidadania por mãe, pai, avô, avó, bisavô, bisavó, etc. Com isso, não há a necessidade do mesmo sobrenome e nem mesmo o reconhecimento em vida da cidadania.

            Mas os benefícios desta cidadania não se limitam à facilidade no reconhecimento, mas também à disponibilidade de diversos direitos de cidadãos europeus. Sendo um país da União Europeia, ter um passaporte da Itália garante fácil acesso a todos os países da organização e também a permissão de entrada em mais de 160 países sem necessidade de visto de turismo, inclusive Estados Unidos e Canadá. Para quem busca trabalho ou estudo, a Cidadania Italiana também é essencial, possibilitando o acesso a instituições reconhecidas mundialmente, oportunidades de trabalho na sua área com valorização pela dupla nacionalidade e até em cargos altos.

            No âmbito de residência, seja para trabalho ou estudo, o passaporte italiano também garante direitos como cidadãos do país. Ou seja, além de ter o direito de comprar, alugar ou financiar imóveis, quem tem a cidadania não precisa apresentar data de retorno ao país de origem nem sequer meios para se sustentar durante a permanência no país. Mais do que a própria estadia, os cidadãos italianos, mesmo com dupla nacionalidade, têm direito à saúde pública italiana, como o SUS no Brasil, mas com acesso e qualidade de um país de primeiro mundo. São diversos tratamentos e até cirurgias com acesso facilitado através do Sistema Sanitario Nazionale gratuitos ou por uma pequena taxa. E tem mais, o cidadão italiano também tem direito à previdência, devido a existência de um acordo entre Brasil e Itália, o cidadão de dupla nacionalidade pode optar por se aposentar em território italiano somando o tempo de contribuição nos dois países. Desse modo, você não perde tempo de trabalho em nenhum país.

            Indo além da Itália, o passaporte italiano também facilita vistos de trabalho em outros países como a Austrália e a Nova Zelândia. Nesses dois países é possível utilizar um visto especial concedido pelo governo dos respectivos lugares para europeus. Esse visto se destaca por ser diferente do visto estudantil, permitindo até 40 horas de trabalho por semana, fazendo com que europeus possam contribuir ativamente com a economia do país. Na Nova Zelândia ainda estão disponíveis programas e opções migratórias para quem tem passaporte europeu e deseja morar nas ilhas.

            Outra forma de se tornar cidadão italiano é através do casamento, que também tem poucos requisitos. O casamento com o cidadão europeu, para se naturalizar precisará de conhecimento na língua, tempo de residência no país e a ausência de antecedentes. Se for este o caso, o  interessado não precisa reunir ou sequer passar pelo mesmo processo daqueles que têm antepassados italianos. Nos dois processos, seja o casamento ou a descendência, você pode optar pela dupla nacionalidade.

            Há ainda uma outra forma de se tornar cidadão, que é através da naturalização por residência. Essa última acontece quando um cidadão europeu mora por pelo menos 4 anos na Itália, ou pelo menos 10 anos para quem não é europeu, de forma legal. Quando ocorre a naturalização, porém, o indivíduo perde a outra naturalidade, ou seja, deixa de ter sua nacionalidade original. Por exemplo, se um brasileiro passa por tal processo, realizado na prefeitura da Comune que mora na Itália, ele deixa de ser brasileiro.

Em suma, podemos destacar os maiores benefícios da cidadania italiana em:

  • O poder do passaporte, sendo um dos melhores e mais poderosos do mundo.
  • Não precisar de visto para diversos países, incluindo EUA e Canadá
  • Trabalhar na Europa
  • Estudar na Europa
  • Morar na Europa
  • Cidadania para descendentes.

Entre em contato conosco e comece já o seu processo para emitir a sua Cidadania Italiana, em poucos passos você pode ter todos esses benefícios e direitos.